AUTOMA O E ROB TICA TRABALHO
Vantagens e Desvantagens
Caroline Leal Korpalski
Prof.: Carlos Alberto Mariani
Técnico em Segurança do Trabalho
Tecnologia Industrial
Colégio Pensar
Abril/2015
Índice
O que é Automação? Vantagens do uso da Automação Desvantagens do uso da Automação O que é Robótica? Vantagens do uso da Robótica Desvantagens do uso da Robótica Conclusão Bibliografia
O que é Automação
Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Do latim automatus que significa mover-se por si.
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.
A idéia de automação está diretamente ligada à idéia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana. Porém, existe um tipo de automação que se refere ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”.
A automação pode ser dividida em alguns ramos principais:
Automação industrial - A automação industrial de uma máquina/processo consiste essencialmente em escolher, de entre as diversas tecnologias que se encontram ao nosso dispor, as que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor maneira de as interligar para garantir sempre a melhor relação custo/beneficio. A automação industrial é normalmente dividida em 3 níveis:
Nível de Campo - constituído pelos elementos a controlar (ex:Motores) e pelos elementos de detecção (ex:sensores)
Nível de Controlo - Como o próprio nome indica, é o nível onde se encontram os elementos que vão controlar o processo.
Nível de Supervisão - É composto pelos programas de interface homem-máquina e aquisição de dados (este nível não deve interferir diretamente no funcionamento do processo)
Outro ponto importante quando se faz a automação de uma máquina/processo é