oseias
Talvez para termos uma noção mais exata do que é o amor seja necessário entender como é o objeto amado, o que faz esse amor ser tão especial, reconhecemos a grandeza de deus entendendo o quão pequenos somos.
Essa relação Deus x seres humanos, foi exemplificada na bíblia muitas vezes como esposo e esposa, ou noivo e noiva, e existe uma história na bíblia que retrata muito bem esta relação. E está no livro de Oseias. Oseias era um homem temente a Deus que o obedecia sem questionar, além de buscar conhecer a vontade de Deus ele tinha a tarefa de transmiti-la, pois era profeta.
Oseias 3
O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas".
Por mais absurdo que pareça, Deus ordenou que esse profeta se casasse com uma prostituta chamada Gômer. Deus queria que ele fosse o mais original possível ao transmitir as palavras de Deus, e nada melhor então do que permitir que Oseias passasse por uma situação parecida, guardada as proporções, com a que Deus passava com seu povo. Gômer o desprezava assim como Israel desprezava a Deus, ela tinha relações sexuais com outros homens por joias e presentes, assim como o povo fazia sacrifícios a outros deuses para serem prósperos e ricos, ela trocava o amor puro e intenso de Oseias, por paixões baratas e passageiras de outros homens. Até que um dia, já longe de seu marido, ela também foi rejeitada e vendida como escrava, e ninguém a queria, exceto Oseias, ele era fiel apesar da infidelidade da sal esposa, por isso a comprou por 15 barras de prata ( 180g ) e um barril e meio de cevada, cento e cinquenta quilos (isso é muito pra época, só pra constar) e assim a conquistou para sempre, assim como Cristo faria mais tarde na cruz, porque a moeda espiritual não é o ouro, nem a prata, euro ou dólar, é sangue, por isso ele teve