Oseias
Personalidade e época do profeta
- Oséias nasce e cresce em um dos períodos de esplendor que teve Israel desde que se separou de Judá: durante o reinado de JeroboãoII que conhecemos ao estudar Amós. Quando morre esse rei, nos trinta anos subsequentes haverá seis reis os quais ocuparão o trono pela força.
- O ano de 753 marca o começo dessa crise. Zacarias, filho de Jeroboão é assassinado após seis meses de governo por Selum, que um mês mais tarde é assassinado por Manaém (2 Reis 15,8-16). Um dado que conserva o livro dos Reis mostra a tragédia dessa guerra civil e ajuda a compreender o ponto de vista de Oséias.
- É possível que os primeiros anos de Manaém tenham sido prósperos. Mas não é certo; sobretudo se admitirmos que a guerra civil produziu divisão do Reino do Norte, os quais Oséias chama de “Israel” e “Efraim”.
- No ano de 745 sobe ao trono da Assíria Teglat- Falasar III, excelente militar desejoso de formar grande império. As consequências serão notadas pouco mais tarde: em 742, Manaém teve de pagar mil talentos de prata como tributo, impondo uma contribuição a todos os ricos da terra de Israel (2 Reis 15,19-20).
- No território israelita as lutas internas, o pagamento de impostos anuais a Assíria, as dissensões dentro do exército vão provocar outra crise profunda: Faceias, filho de Manaém será assassinado, após dois anos de governo por seu oficial Faceia (740-731) que o substitui no trono.
- Faceia em vez de seguir política de neutralidade internacional e de paz interna lança-se em absurda aventura. Em união com Damasco declara guerra a Judá. Uns justificam essa guerra pelo desejo de formar coalisão antiassíria; outros, pelas lutas territoriais na transjordânia. De qualquer forma, a guerra síro-efraimita será uma catástrofe para Israel. O rei assírio corre em auxílio de Judá, arrasa Damasco e arrebata de Faceia diversos territórios e levou seus habitantes deportados para a Assíria (2 Reis 15,29).
- Oséias, filho de Ela matou Faceia e o