handebol gestos tecnicos
Recepção de bola
Recomenda-se na recepção de bolas:
Receba a bola sempre com as duas mãos.
Erga a cabeça, olhando a trajetória da bola.
Mantenho os braços semi-flexionados para amortecer o impacto da bola.
Incline um pouco o tronco em direção à bola.
Segurá-la prendendo-a fortemente entre os dedos, pois do contrário corre o risco de perdê-la, de posse da bola, naturalmente os adversários tentarão tomá-la.
Puxá-la para junto de seu corpo, protegendo-a.
Mas, atenção: não é permitido ficar mais que três segundos segurando a bola sem movimentá-la, assim, para evitar a perda da bola, muitas vezes é necessário passá-la a um companheiro.
Passe
Passe frontal é o mais comum e o mais fácil de ser executado
Passe frontal picado serve não somente para enganar o adversário, como também para dificultar-lhe de interceptação da bola, principalmente se ele for alto.
Passe baixo é usado para distâncias curtas. Deve ser executado quando o jogador está de costas para a defesa e precisa manter a bola bem protegida.
O jogador que estiver com a bola pode também querer conduzi-la. No handebol, assim que o jogador recebe a bola pode dar até três passos com ela na mão.
Em seguida, poderá:
passá-la ou arremessá-la;
ainda bater uma ou mais vezes a bola no chão, dar três passos e só então arremessá-la ou passá-la.
Finta
São movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário.
Arremesso
Para arremessar a bola ao gol, usa-se a mesma técnica do passe, porém empregando mais força e velocidade e procurando enganar o goleiro quanto à direção da bola. De preferência a bola deve bater primeiro no chão, bem próximo às balizas, pois isto dificulta a defesa.
Tipos de arremessos: simples, com salto, com queda para frente.
Técnicas defensivas
Defesa individual, conhecida por marcação homem x homem, onde cada jogador de defesa tem um da outra equipe para marcar. Esta marcação pode ser quadra inteira ou meia