Histórico e introdução ao handebol
Introdução
O Handebol é um esporte rico em movimentos, reunindo três básicos: correr, saltar e lançar e tem como característica principal a velocidade e a combinação de gestos motores. O indivíduo terá facilidade em jogar handebol quando dominar com naturalidade os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo. O desenvolvimento fisiológico e psíquico da criança assim como seus interesses difere do adulto.
Deve-se observar no andamento das atividades que a criança não tem autocontrole para seguir certas normas exigidas pelo aprendizado. No início deve-se levar em conta o aspecto psicológico e não o cronológico. O domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, caracterizados pelo verbo “fazer”. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, e as mudanças ocorrem mais nos primeiros anos de vida (SINGER, DICK 1980) (TANI et al., 1988).
Caracterização
O processo de iniciação são atividades desenvolvidas na primeira fase escolar, período em que a criança não domina nenhum ou quase nenhum tipo de movimento motor. A iniciação do handebol escolar deve ser feita por meio de:
* Jogos pré-desportivos; * Mini Handebol; * Domínio de corpo e bola (MELHEM, 2002) (KASLER, 1978) (SANTOS, 2003).
Iniciação ao Handebol
Para iniciar a criança no handebol é preciso começar pelos fundamentos mais simples, baseando-se neles, para ajudar no amadurecimento do corpo aplicando exercícios progressivamente (DIETRICH, 1984).
Após os movimentos fundamentais e os exercícios combinados, deve-se aplicar um método planejado ou idealizado, aperfeiçoando as formas básicas como: correr, saltar e arremessar.
Os objetivos de desenvolvimento motor devem ser observados nas diferentes faixas etárias:
* 5 – 6 anos: expressar naturalmente os movimentos, utilizando o próprio corpo, materiais, objetos, coisas da natureza, fazer imitações. * 7 – 8 anos: desenvolver as