Oseias Filho
Função essencial para manter a vida, a respiração se realiza por meio de um conjunto de órgãos e processos que permitem as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente; pela respiração, o homem absorve oxigênio do ar e elimina gás carbônico.
Denomina-se sistema respiratório o conjunto de órgãos tubulares e alveolares, situados na cabeça, pescoço e cavidade torácica, que são responsáveis pela respiração. O oxigênio do ar inspirado e o gás carbônico a ser expelido circulam através das vias aeríferas -- cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia e brônquios - a fim de intercomunicar o meio ambiente com os pulmões.
As trocas gasosas O2 do ar com o CO2 do sangue efetuam-se nos pulmões. O sangue, oxigenado nos pulmões no nível dos vasos capilares, efetua trocas gasosas com os tecidos e, por conseguinte, com as células; cede O2 e recebe
CO2 resultante de oxidações celulares. As trocas gasosas que se verificam nos pulmões constituem o que se denomina respiração externa; as que se processam na intimidade dos tecidos constituem a chamada respiração interna.
A respiração é um processo normalmente automático em duas fases, a inspiração e a expiração. A inspiração conduz ar fresco, oxigenado, através da boca e do nariz, para a traquéia, os brônquios e os pulmões, onde se processa a troca de oxigênio pelo gás carbônico. Segue-se, um ou dois segundos depois, a expiração, quando o ar, desprovido de oxigênio e carregado de gás carbônico, é expelido dos pulmões. O sangue que circula nos pulmões transporta oxigênio para as células do corpo e retira delas o gás carbônico. O coração bombeia o sangue pobre de oxigênio para os pulmões, onde se processa uma rápida troca de gases através da fina membrana que há entre os alvéolos e os capilares circundantes. O sangue fresco e oxigenado volta ao coração, que o faz circular por todo o organismo. O ciclo se repete enquanto existir vida.
Cavidade nasal. A cavidade nasal situa-se na parte