osciloscópio
O osciloscópio é um aparelho electrónico que permite a visualização e análise, no geral, de sinais de tensão na forma de um gráfico em função do tempo. Pode ser do tipo digital ou analógico.
Trata-se de um dispositivo indispensável a projectistas, técnicos ou a qualquer um que trabalhe com equipamento electrónico. Contudo, este aparelho não se limita à electrónica, ele pode também ler sinais sonoros, vibrações de um motor (mecânica), ondas cerebrais (medicina) entre outras. Também muito útil para fins educativos.
Como funciona um oscilóscopio?
O sinal a medir é ligado a um dos conectores de entrada, tipicamente coaxial. No geral os osciloscópios possuem uma resistência de entrada de 1 MOhm em paralelo com uma capacidade de entrada de 20 pF.
De uma forma simples e resumida passa-se a mostrar como funciona o osciloscópio analógico:
Consoante o ajuste do regulador de Volts por divisão, tanto pode um atenuador reduzir o sinal de tensão como um amplificador aumentá-lo.
De seguida o sinal é aplicado às placas de deflexão verticais do tubo de raios catódicos. Essa tensão nas placas faz com que um ponto luminoso se mova na amostragem. O ponto luminoso consiste na verdade em vários electrões a atingir a placa de fósforo dentro do tubo. Uma tensão positiva faz com que o ponto se mova para cima enquanto que uma tensão negativa faz o ponto mover-se para baixo.
O sinal também é aplicado ao gerador de impulsos horizontais, o que faz com que a base de tempo (horizontal) mova o ponto luminoso da esquerda para a direita no mostrador, dentro dum intervalo de tempo específico. Os impulsos gerados transformam o movimento do ponto luminoso numa linha “contínua”. A junção do movimento horizontal com o efeito das placas de deflexão verticais traça o gráfico do sinal no mostrador.