Fotografia de Retrato
Módulo 2 | Projeto e Produção Fotográfica |Prof. Paula Santos
Carolina Rodrigues Francisco
Nº 6
2ºFT
Introdução:
Os retratos de estúdio são diferentes dos retratos de ambiente por serem mais formais e estudados do ponto de vista da composição visual. O modelo a ser fotografado é levado para um espaço onde se encontram vários tipos de material fotográfico, especialmente, no domínio da iluminação. A composição, a posse e a iluminação têm, também, um papel bastante importante. Aconselha-se que a escolha de um tema tenha uma ligação, com o aspecto exterior do modelo. Um rosto escabroso, uma figura flexível, uns olhos salientes, uma expressão atraente resultam em retratos mais definidos e interessantes. Existem pessoas com características menos evidentes e, talvez por isso, seja necessário recorrer a outros recursos para realçar o carácter do rosto.
A iluminação é considerada quase sempre como o elemento principal do retrato. O importante é a iluminação servir o tratamento global do retratado. Se utilizar - mos várias luzes, só uma deve predominar. As luzes ou os reflectores secundários devem ser empregues para controlar as sombras e o contraste ou, então, para fazer realçar determinadas partes do retratado, como por exemplo, o cabelo. As fontes luminosas do estúdio podem ser de luz natural, o relâmpago de estúdio ou as lâmpadas de tungsténio. Mas o que determina o conteúdo geral do retrato é o grau de comunicação entre o fotógrafo e o retratado, mesmo que não tenha experiência em posar.
Alguns fotógrafos de retrato exercem uma influência muito forte sobre o modelo para criarem o que pretendem. Neste aspecto, a circunstância de se encontrarem no seu espaço de trabalho facilita a comunicação.
Neste trabalho será realizada um trabalho de produção de fotográfica de retrato em estúdio, explorando diferentes técnicas: diferentes tipos de iluminação, ângulos e planos de enquadramento, fundos, etc. Pretendendo procurar