Osciloscópio
“TEORIA E UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO”
1.0. COMPONENTES DA EQUIPE:
Acadêmicos:
Yuri Rodrigues De Azevedo
2.0 OBJETIVOS:
2.1. Familiarização com os osciloscópios e seus controles;
2.2. Verificar, utilizando o osciloscópio, as formas de onda senoidal;
2.3. Medir tensões alternadas, contínuas e freqüência com o osciloscópio;
2.4. Observar, experimentalmente, as formas de onda;
2.5. Medir amplitude de ondas, utilizando o osciloscópio.
3.0. PARTE TEÓRICA:
3.1. Teoria e Descrição dos Elementos de um Osciloscópio.
Osciloscópio é um instrumento cuja finalidade básica é visualizar fenômenos elétricos, possibilitando medir tensões contínuas, alternadas, períodos, freqüências e defasagem com elevado grau de precisão. Os fenômenos elétricos são visualizados através de um Tubo de Raios Catódicos (TRC) que constitui o principal elemento do osciloscópio. Este tubo, também denominado de válvula de imagem, faz surgir um feixe de elétrons no seu interior, através de um conjunto de elementos denominado canhão eletrônico, que incidindo em um anteparo ou tela, origina um ponto luminoso, que deflexionado produz uma figura.
Apresentamos na Figura abaixo o painel frontal de um modelo padrão, onde vamos descrever a finalidade de seus principais controles e conectores de entradas e saídas: Liga/Intensidade: Liga o osciloscópio e possibilita o ajuste de intensidade de brilho.
Foco: Possibilita o ajuste do foco do feixe eletrônico.
Posição: b Posiciona verticalmente o feixe.
Posição: ↔ Posiciona horizontalmente o feixe.
Chave AC/DC/0: Na posição AC, permite a leitura de sinais alternados, retirando qualquer componente DC do sinal de entrada. Na posição DC, permite a leitura de sinais DC e AC com ou sem componente DC e na posição 0 haverá uma aterramento da entrada da amplificação vertical, desligando a entrada vertical possibilitando, com isso, que possamos ajustar este nível em uma posição conveniente.
Volts/Div.: Atenuador