Osciloscope
Professor: Cláudio Kitano email: kitano@dee.feis.unesp.br
Ilha Solteira 2009
O Osciloscópio de Raios Catódicos
O osciloscópio de raios catódicos (CRO, do inglês Cathode Ray Oscilloscope) é um dos equipamentos mais versátil para o desenvolvimento de circuitos e sistemas eletrônicos e tem sido uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento da eletrônica moderna. Enquanto multímetros fornecem informações numéricas sobre um sinal aplicado, o osciloscópio permite a visualização da forma de onda instantânea do sinal.
Os osciloscópios podem ser classificados em digitais ou analógicos. Dois exemplos desses osciloscópios são mostrados na Fig. 01. Num osciloscópio digital, o sinal analógico de entrada é inicialmente convertido para o domínio digital através de um conversor A/D rápido, sendo em seguida armazenado em uma memória digital. Após o disparo (sincronismo horizontal) e um processamento matemático, o sinal é apresentado em um display digital de modo semelhante aos monitores de vídeo de computadores. Este tipo de equipamento será estudado no curso de Instrumentação Eletrônica.
(a) (b) Figura 01 – Tipos de osciloscópios. a) Analógico. b) Digital.
Nos osciloscópios analógicos, o sinal é formado no seu display a partir de um feixe de elétrons que incide numa tela fosforescente, e que são defletidos na direção vertical diretamente pela tensão do sinal que se deseja medir, e, na horizontal, a partir de uma base de tempo interna. Neste curso, serão abordados a teoria e o princípio de funcionamento do osciloscópio analógico.
Cita-se que, embora a estrutura interna do osciloscópio digital seja essencialmente distinta do analógico, sua utilização e principais funções não são muito diferentes. Assim, uma compreensão da operação do osciloscópio analógico constitui um ótimo recurso pedagógico, auxiliando o entendimento futuro do osciloscópio digital. Enfatiza-se a importância de um estudo prévio de técnicas de