Relatório Modulação ASK
Modulação/Demodulação ASK (Amplitude Shift Keying)
Experiências 2,3 e 4
Nome Número Assinatura Turma 625
Objetivo
Simular as condições da modulação e demodulação ASK (Amplitude Shift Keying) – modulação por amplitude fazendo uso do software Simulink, do KIT MCM31 e do EMONA.
Introdução Teórica
A modulação ASK consiste em alterar o nível de amplitude da portadora em função de um sinal de entrada com níveis de amplitude discretos, como esta representada na figura abaixo:
A modulação ASK pode ser produzida empregando-se os mesmos teoremas da modulação AM-DSB. As principais características da modulação por chaveamento de amplitude são: facilidade de modular e demodular, pequena largura de faixa e baixa imunidade a ruídos.
O diagrama de blocos da modulação e demodulação ASK estão representados abaixo:
O filtro passa-baixa corta os harmônicos do sinal modulante digital, reduzindo a largura de faixa do sinal modulante. O modulador de amplitude gera o sinal digital filtrado e do sinal senoidal proveniente do oscilador que irá determinar a frequência central do sistema ASK. A saída do modulador será um sinal ASK contendo um par de faixas laterais.
A demodulação ASK pode ser feita por um detector de envoltória, seguido por um filtro passa-baixa e um circuito de decisão (comparador).
Procedimento Experimental
No simulink foi simulado este circuito abaixo:
Foram obtidas as formas de onda da portadora de do sinal modulante, além do espectro, mostrados a seguir:
MODULAÇÃO ASK
ESPECTRO ASK
Podemos observar no espectro a frequência da portadora de 10 khz e a frequência da modulante de 1khz, no primeiro gráfico podemos observar o trem de pulsos com 1ms de período, amplitude de 1V, largura do trem de pulso de 0,5ms e 2000bps, além do sinal ASK modulado.
Após verificarmos a modulação ASK no simulink, vamos verificar no Kit MCM31 seguimos as configurações