Oscilador Massa Mola
Neste trabalho sera apresentado na pratica a teoria da lei de Hooke, para que haja a comprovação desta lei. Depois de realizado a confirmação desta lei física, ira ser analisado o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso verticalmente.
2. OBJETIVO
Os principais objetivos propostos neste experimento primeiramente será determinar a constante elástica de uma mola (constante de Hooke) e após encontrar a média da constante elástica fazer a verificação atraves de medições para determinar o período de oscilação da mola com diferentes valores de massa acopladas nela, encontrando o valor medido e fazendo a comparação com o valor teórico encontrado atraves dos calculos.
3. INTRODUÇÃO
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Este sistema é fisicamente impossível já que uma mola, por mais leve que seja, jamais será considerada um corpo sem massa e após determinada deformação perderá sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substância conhecida, quando sofre a aplicação de uma força, é deformado, mesmo que seja de medidas desprezíveis.
Mesmo assim, para as condições que deseja - se calcular, este é um sistema muito eficiente. E sob determinadas condições, é possível obter, com muita proximidade, um oscilador massa-mola.
O oscilador massa-mola é constituído de um corpo de massa m ligado a uma mola de constante elástica k, presa a uma parede. O corpo executa MHS sobre uma superfície horizontal sem atrito. Quando a mola é comprimida (ou esticada) e liberada, o corpo passa a executar um movimento unidimensional de vai-e-vem, dirigido pela força restauradora exercida pela mola.
4. MATERIAIS