Oscilador massa-mola
1. Resumo 2
2. Objetivos 3
3. Introdução 4
4. Materiais Utilizados 5
5. Métodos de Trabalho 6
6. Resultados 7
7. Discussão 10
8. Conclusão 11
9. Bibliografia 12
1. Resumo
Este experimento tem como finalidade averiguar o comportamento estático de uma mola o qual é descrito pela Lei de Hooke[1], e verificar que o período de oscilação de um sistema massa-mola independente da amplitude, levando-se em consideração pequenas oscilações.
Neste experimento será analisado o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso na vertical, incluindo a medição de grandezas físicas diretas e, a partir de gráficos, determinando outras grandezas.
Fundamentalmente uma das extremidades da mola é presa verticalmente em um suporte vertical enquanto na outra é presa uma massa de 50 gramas, esta massa deverá ser puxada para baixo e solta logo em seguida, no instante em que o movimento iniciar ativa-se o cronômetro, desliga-o após dez saltos da mola, seguir-se-á este procedimento por quatro vezes.
2. Objetivos
• Verificar o comportamento estático de uma mola, para pequenas deformações;
• Averiguar a veracidade da Lei de Hooke;
• Medir grandezas físicas diretas;
• Analisar o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso.
3. Introdução
O sistema massa-mola vertical. Reside no fato de que, quando em repouso, o comprimento da mola é um pouco maior, pois a força da gravidade atua para baixo. Entretanto, a força da gravidade é uma força constante exatamente compensada por este alongamento inicial da mola, de modo que a contribuição de ambas (a força da gravidade e a do alongamento inicial da mola) é nula, não alterando a equação de movimento.