oscilador massa-mola
Turma:
Complementos de Física
20 de Agosto de 2013
Introdução 1- Introdução Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força. Este sistema é fisicamente impossível já que uma mola, por mais leve que seja, jamais será considerada um corpo sem massa e após determinada deformação perderá sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substância conhecida, quando sofre a aplicação de uma força, é deformado, mesmo que seja de medidas desprezíveis. Mesmo assim, para as condições que desejamos calcular, este é um sistema muito eficiente. E sob determinadas condições é possível obtermos, com muita proximidade, um oscilador massa-mola.
Referencial Teórico Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico simples linear e este ocorre em razão de uma força restauradora.
No estudo feito do MHS utilizaremos como referencia um sistema massa-mola com uma mola, com associações em série e em paralelo como apresentado a seguir. Mola Normal Molas em série Molas em Paralelo Nesses sistemas foram desprezados as forças dissipativas ( atrito e resistência do ar)
Os Materiais utilizados foram:
1. Mola helicoidal
2.