Oscilador massa-mola
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR.
HIDELVÉCIO ANTONIO GONDIM SOBRINHO
MATHEUS TEIXEIRA
LUIZ ANTONIO PEREIRA
TURMA: P09
CRUZ DAS ALMAS-BA
2012
Resumo
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Este sistema é fisicamente impossível já que uma mola, por mais leve que seja, jamais será considerada um corpo sem massa e após determinada deformação perderá sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substância conhecida, quando sofre a aplicação de uma força, é deformado, mesmo que seja de medidas desprezíveis.
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O pêndulo físico pode ser chamado de pêndulo real, pois não tem uma distribuição uniforme de massa. Ele consiste em um objeto que oscila em torno de um eixo de rotação perpendicular ao plano em que se movimenta.
Objetivos
Para oscilador massa-mola: * Reconhecer o MHS executado pelo oscilador massa-mola como o movimento de um ponto material sujeito à ação de uma força restauradora proporcional à elongação da mola; * Determinar, pelo processo dinâmico, a constante elástica k da mola helicoidal.
Para o pêndulo simples: * Reconhecer o MHS executado pelo pêndulo simples como o movimento de um ponto material sujeito à ação de uma força restauradora proporcional ao seu deslocamento angular; * Determinar as relações entre o período de oscilação e: 1- a amplitude de oscilação, 2- a massa pendurada, 3- o comprimento da corda; * Determinar o valor da gravidade local por meio da medida do comprimento do fio e do período