Oscar Ribeiro De Almeida Niemeyer Soares Filho
Nascido em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro atual UFRJ, que tinha como diretor do curso Lucio Costa que fez uma remodelação no curso com base nos princípios modernos vigentes na Europa, esse novo modelo repercutiu nos estudantes, cuja a turma rendeu alguns dos grandes nomes do modernismo no brasil. Em seu terceiro ano de curso ao invés de estagiar numa firma construtora como era comum, Niemeyer decide trabalhar de graça no escritório de Lúcio Costa, formando em engenheiro arquiteto em 1934. Juntos colaboraram no projeto do ministério da educação e Saúde, atual palácio Gustavo Capanema, a partir desse trabalho que contou com a presença de Le Corbusier grande mestre suíço, idealizador da arquitetura moderna na Europa. Le Corbusier acabou se tornando uma grande influencia para Niemeyer em sua arquitetura, com o uso de materiais novos e técnicas construtivas modernas se manifestaram durante toda a obra de Niemeyer tais como os cinco pontos da nova arquitetura, pilotis, fachadas livres e terraços-jardim. Com isso tornou-se uma das principais peças chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.
O primeiro grande trabalho individual de Niemeyer foram os projetos de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte, entre esses trabalhos um chamou atenção especial à igreja de São Francisco de Assis, recebeu elogios da crítica nacional e estrangeira, chamando a atenção internacional a Niemeyer. Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no país como no exterior. Isso incluiu o projeto de diversas residências e edifícios públicos. Projetou com a ajuda de Le Corbusier a sede das Nações Unidas de Nova York.
Em 1956, Niemeyer foi convidado pelo novo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova