Os tipos de conhecimentos: Conceitos e opiniões pessoais
Departamento Acadêmico de Química – DAQ
Curso: Química - Integrado
Nome: Davi Pereira Barbosa Junior
Matéria: Metodologia do Trabalho Científico
Os tipos de conhecimentos:
Conceitos e opiniões pessoais
São Luís - MA
2012
Introdução
O conhecimento já foi o direcionamento principal dos estudos das grandes mentes da história. E não é por menos. O conhecimento é uma das bases para a própria concepção da humanidade. Conhecer e possuir razão são o que nos difere de um cachorro, uma árvore ou um protozoário.
O conhecimento já foi estudado por Platão e Sócrates como veremos a seguir, e é dividido em quatro ramos: o filosófico, o religioso, o científico e o empírico.
Mas o que é conhecimento?
A realidade é tão complexa que o homem, para ter a capacidade de apropriar-se desta como um todo, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento.
Desde a antiguidade um lavrador, por mais iletrado que seja, sabe o solo certo para cada tipo de cultura, o tempo para a plantação e o tempo para a colheita. Todos são exemplos do conhecimento que é acumulado pelo homem, na sua interação com a natureza.
O Conhecimento faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir da submissão à natureza. A ação biológica que ocorre dentro de uma colmeia ou na construção da casa de um João-de-barro, por mais complexas que seja, são meramente direcionadas para a sobrevivência, ou seja, são necessárias para a existência da espécie. Já o homem atua principalmente pela incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração, através da educação e da cultura.
Essa transmissão acaba permitindo que a nova geração não volte ao ponto de partida da antecessora. Ao atuar o homem imprime sua marca na natureza, torna-a humanizada. E à medida que a domina e transforma, acaba desenvolvendo e ampliando suas