visita tecnica bahia de todos os santos
VISITA TÉCNICA AOS PORTOS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
SALVADOR
2013
CLENILSON ABADE DOS SANTOS
VISITA TÉCNICA AOS PORTOS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
Trabalho apresentado à disciplina Administração da Produção, 5ª semestre, turmaDM38, sob a supervisão do professor ACM
SALVADOR
2013
Atendendo à solicitação do Professor ACM, da disciplina Administração da Produção, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita aos portos da Baía de Todos os Santos.
O Porto de Salvador
É o mais antigo do Brasil. Em 13 de maio de 1913, foi inaugurado o primeiro trecho do Cais da Alfândega, em solenidade presidida pelo governador Joaquim Seabra. A primeira embarcação a atracar no novo cais foi o paquete "Ilhéus", da Companhia de Navegação Baiana. Imediatamente, foi iniciada a exploração comercial do Porto de Salvador.
Localizado de forma privilegiada na Baía de Todos os Santos, o Porto de Salvador tem como principal característica ser um porto com perfil exportador de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.
Tem posição estratégica por se encontrar a meio caminho da Rota do Mercosul. A área de influência do Porto de Salvador é o Estado da Bahia, parte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O principal núcleo industrial do Nordeste é a região metropolitana de Salvador, especialmente o Polo Petroquímico de Camaçari, distante apenas 40 km de Salvador.
Recentemente, recebeu investimentos na sua acessibilidade marítima (dragagem de aprofundamento para 15 metros), terrestre (construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos) e em novos equipamentos, serviços e infraestrutura, o que vai aumentar a sua capacidade