resumo de direito semipresidencialista
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
O psicólogo, atualmente muito reconehcido, chamado Moscovicci, demonstrou que as pessoas e as sociedades possuem teorias do senso comum compartilhadas para explicar os fenômenos e objetos sociais.
Não são teorias cientificamente construídas e testadas, mas são teorias construídas nas trocas sociais e que regem nossa compreensão das coisas bem como boa parte de nossas atitudes, condutas e comportamentos. Essas teorias foram nomeadas por Mosovicci de Representações Sociais.
Vejamos uma definição formalizada por Jodeler(2001):
Forma de conhecimento corrente, dito senso comum, caracterizado pelas seguintes propriedades: 1.Socialmente elaborado e partilhado; 2.Tem uma orientação prática de organização,de domínio do meio ( material, social,ideal) e de orientação de condutas e da comunicação; 3.Participa do estabelecimento de uma visão de realidade comuma um dado conjunto social (grupo, classe, etc.) ou cultural.
É um conhecimento popular, sendo esse compartilhado por muitas pessoas, isto significa que muitas pessoas pensam da mesma maneira sobre determinados assuntos. E esses conhecimentos vão indicar às pessoas como elas devem agir em diferentes situações sociais, estabelecendo uma forma de ver o mundo, ou de enchergar a realidade que é própria de um grupo social ou cultural.
Embora esse conehcimento seja compartilhado por muitas pessoas, eles não são, de maneira nenhuma, consensuais, ou seja eles dependem da pertença grupal dos indíviduos e por isso se diferenciam conforme o grupo do qual a pessoa participa.
Podemos ver as concepções de justiça das pessoas como representações sociais. Essas teorias são diferentes nos diversos grupos sociais e tem o papel de prescrever os comportamentos apropriados assim como um médico prescreve um remédio. Elas acabam por dar às pessoas de cada grupo uma forma de ver o mundo, uma