OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Tecido: são associações de varias células semelhantes. Tendo as mesmas características morfológicas e funcionais.
Tecido epitelial: O tecido epitelial apresenta como características
- ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular. Sua função principal: é proteger o corpo contra a penetração de microrganismos, de substâncias químicas e agressões físicas, absorver as substâncias ex: epitélio intestinal que absorvem nutrientes, excretar substancia exe.: glândulas salivares, sensibilidade ao toque (tato). Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e córnea) e a superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, nariz, pulmão, boca, útero, bexiga, etc.
Este revestimento forma uma barreira a entrada de microrganismo substancia toxicas e impede a entrada de agua a perda de líquidos e de sais minerais .É a primeira barreira de defesa contra agressões externas .
Tecido epitelial glandular
As glândulas se originam a partir de tecidos epiteliais durante o desenvolvimento embrionário em alguns locais os epitélios secretores produzem e liberam substancias formando órgãos especiais chamados glândulas .
As glândulas podem ser unicelulares, como a glândula caliciforme (que ocorre, por exemplo, no epitélio da traquéia), ou multicelular, como a maioria das glândulas.
As glândulas multicelulares originam-se sempre dos epitélios de revestimento, por proliferação de suas células para o interior do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciação.
Três tipos de glândulas multicelulares
Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares);
Glândulas endócrinas: não apresentam dutos associados à porção secretora. As secreções são denominadas hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos e