os sofistas
Os Sofistas são considerados os primeiros advogados do mundo, pois cobravam de seus clientes para efetuar suas defesas, dada alta capacidade de argumentação. Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão. Eles ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderam o seu pensamento e suas opiniões, mesmo que contrárias ao pensamento adotado pela sociedade. Ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser contraposto por outro argumento, e que a efetividade de um dado argumento residiria na verossimilhança(aparência de verdadeiro, mas não necessariamente verdadeiro) perante uma dada plateia.
O foco de seus ensinamentos concentava-se nos discursos, com embasamento em estratégias de argumentação. Uma das mais famosas doutrinas sofistas é a teoria da retórica. Por desprezarem algumas discursões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria. Outros filósofos ainda acreditavam que os sofistas criavam no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo.
Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifone e Trasimaco, prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão. Uma das consequências mais importantes dos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas da pólis, que antes era somente uma espécie de seita intelectual fechada formada apenas por nobres.
Protágoras de Abdera
A base da filosofia deste está na