os rituais da cerimonia de casamento
Maquézia Furtado
Apresentação:
Este trabalho se deu com o objetivo de abordar os rituais que cercam a cerimonia do casamento religioso católico. A antropologia cultural aponta que a família é o fundamento universal das sociedades, e na nossa sociedade essa formação se dá inicialmente pelo matrimonio. As relações que se desenvolvem a partir disso causam impactos que influenciam e norteiam o desenvolvimento da sociedade. A utilidade social do matrimonio é fazer com que os indivíduos assumam o compromisso de fazer aquilo que é esperado por eles, ou seja, dentro das normas e valores culturais, transmiti-los aos seus descendentes.
Sendo assim consideramos o ritual da cerimonia de casamento católica como ritos que são planejados pela sociedade e como DaMatta conclui nos permite “estudar como elementos triviais do mundo social(1983.p.60).” Entendemos este ritual como uma das características marcantes que estão presentes na sociedade brasileira, porque muitas vezes mesmo não sendo da religião católica, os casais se unem por esse tipo de cerimonia, e acreditando nisso tomaremos o ritual da cerimonia de casamento católico e através da citação de Clifford Geertz, em seu livro A Interpretação das Culturas, “o homem é um animal amarrado à teias de significados que ele mesmo teceu”, consideramos este ritual uma teia cheia de simbolismos que, existente na cultura se perpetua através da conservação dos ritos típicos da cerimonia de casamento. Também concluímos que esta cerimonia está, segundo Castillo(apud s.d. p. 1242-1243), dentro do seguinte ritual:
-Ritos de passagem: são aqueles que “marcam a passagem de um estado social ou religioso para outro”, ou seja, neste caso o individuo é marcado por sua passagem de solteiro para casado, constituidor de família, que para a religião cristã é a base da sociedade. Consequentemente por contar com várias etapas da cerimonia é que o entendemos como um ritual, carecendo de