Os responsáveis pela administração econômica
ALUNO: ANTONIO FRANCISCO BATISTA
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: ECONOMIA
25/01/2010
1 INTRODUÇÃO
DESDE O PRINCIPIO DA CIVILIZAÇÃO QUE SE TEM NOTICIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE ECONÔMICA, A QUAL VEM SE EVOLUINDO ATRAVÉS DOS TEMPOS, COM O SURGIMENTO DE NOVAS TÉCNICAS DE CULTIVOS O QUE TEM POSSIBILITADO À SOCIEDADE SEDENTÁRIA ACUMULAR EXCEDENTE DE PRODUÇÃO PARA POSTERIORMENTE COMERCIALIZÁ-LA. EVIDENTEMENTE, COM A EVOLUÇÃO DO SETOR PRODUTIVO, DA COMECIALIZAÇÃO, ENFIM, VEIO TAMBÉM O DILEMA DAS TOMADAS DE DECISÕES ECONÔMICAS E, PARA TAL, SE ELEGEU COMO PRINCIPAIS AGENTES ECONÔMICOS O SEGUINTE: AS EMPRESAS, AS FAMÍLIAS, O ESTADO E, POR ÚLTIMO, PODEMOS TAMBÉM CONSIDERAR COMO QUARTO AGENTE ECONÔMICO, O RESTO DO MUNDO.
2 AS EMPRESAS
AS EMPRESAS EXERCEM O PAPEL DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA NA RESOLUÇÃO DE GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS DA SOCIEDADE, POIS SÃO ELAS RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO DE MERCADORIAS, BENS E SERVIÇOS. CONSEQÜENTEMENTE, PARA QUE TAL ACONTEÇA HÁ NECESSIDADE DA CONTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA, ESPECILIZADA E NÃO ESPECILIZADA. SÓ QUE AS EMPRESAS NÃO TEM O PODER DAS TOMADAS DE DECISÕES ECONÔMICAS, ISOLADAMENTE, UMA VEZ QUE PARA QUE ELA SE MANTENHA ATIVA, DEPENDE MUITO DE UM MERCADO CONSUMIDOR, CUJO PAPEL CABE A OUTRO AGENTE ECONÔMICO QUE É A FAMILIA.
2 AS FAMILIAS
AS FAMILIAS, CONFORME CITADO ANTERIORMENTE, SÃO RESPONSÁVEIS PELO CONSUMO DE DETERMINADAS MERCADORIAS PRODUZIDAS PELAS EMPRESAS, E CUJA ACEITAÇÃO PODE OSCILAR PARA MAIS OU PARA MENOS, OU SIMPLESMENTE PODE DEIXAR DE CONSUMIR AS MERCADORIA, OU SERVIÇOS. DAÍ SURGE A PREOCUPAÇÃO DO EMPRESÁRIO QUANTO À TOMADA DE DECISÃO, NA HORA DE LANÇAR DETERMINADO PRODUTO NO MERCADO, POIS O PODER EXERCIDO PELAS FAMILIAS CONSUMIDORAS, NA ECONOMIA CAPITALISTA, FAZ A DIFERENÇA. E É EXATAMENTE ESSA DIFERENÇA QUE REPRESENTA O RESULTADO FINAL,