CAIXA
Centro Acadêmico do Agreste
Núcleo de Gestão
Curso: Administração
Disciplina: Macroanálise das Organizações
Professor: Charles
Alunos: Elias Alixandre, Elias Marques, Clécio Antônio.
Caixa Econômica Federal
1. Especialização do trabalho
Nesta empresa há um grande grau de especialização do trabalho, uma vez que as tarefas organizacionais estão bem divididas. Cada funcionário desempenha uma função distinta.
2. Departamentalização Por se tratar de uma empresa tão grande possui vários departamentos: jurídico, financeiro, administrativo, de recursos humanos, entre outros.
3. Cadeia de comando Em qualquer organização a ordem parte de cima para baixo na hierarquia. Na Caixa tem-se na cadeia de comando a Diretoria, constituída pela Presidência, Conselho Diretor, Vice-Presidência responsável pela gestão de ativos de terceiros e Vice-Presidência responsável pela administração ou operacionalização das Loterias Federais e dos fundos instituídos pelo governo federal, nestes incluído o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que compartilharão a representação orgânica e a gestão da Caixa.
4. Margem de controle A caixa econômica federal é uma instituição pública subordinada à União, A margem de controle desta organização é atribuída ao Estado. Instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxiliar da execução da política de crédito do governo federal, a CAIXA se sujeita às decisões e à disciplina normativa do órgão competente e à fiscalização do Banco Central do Brasil.
5. Centralização e descentralização (Administração direta e indireta)
A Caixa econômica Federal trata-se de uma empresa 100% pública e que exerce um papel fundamental no desenvolvimento urbano e da justiça social do país, vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, deste modo, conforme o art. 5o., inciso II do Decreto-Lei n. 200, de 1967, empresa pública é “a entidade dotada de personalidade