caixa
Era uma novidade para época o surgimento de caixa eletrônico na Inglaterra e com os acontecimentos atraiu vários curiosos, o banco Barclays se adiantou na inauguração de apresentação a frente da concorrência. Com toda essa tecnologia sendo lançada no mercado britânico e no mundo ouve grande impacto no setor bancário em todo país.Relato que aconteceu em 27 de junho de 1967.
O sistema de automatização chegou ao Brasil no início da década seguinte, com a instalação dos primeiros SOS Bradesco, em São Paulo. terminais só serviam para saques e funcionavam de uma maneira no mínimo curiosa. Os cartões – perfurados, e não magnéticos – eram retidos pela geringonça no momento da transação e o banco se encarregava de devolvê-los, via correio, ao correntista. O diretor de soluções em tecnologia da consultoria Gennari & Peartree (G&P), Antonio Martinez Carrara, explica que o SOS Bradesco também introduziu o drive-thru no país. “Era um auto-atendimento limitado, mas pioneiro. Os furos no próprio cartão do usuário indicavam o valor a ser sacado.”
A tecnologia no Brasil naquela década de 80 não era bem desenvolvida então nada funcionava bem ou bom por que o país em si não tinha um alto conhecimento na mesma. Era um sistema muito limitado e na onde não podia se fazer quase nada, pelos os furos dos cartões os bancos identificava o valor a ser retirado. Os caixas eletrônicos no Brasil era chamado de drive-thru. Explica Antonio Martinez Carraca diretor de tecnologia da consultora Gennari & Peartree (G&P)
Curitiba
Carrara, que é especialista em automação