Os recursos materias e energeticos
Neste trabalho vamos falar sobre os recursos energéticos e as matérias-primas, aonde estão localizadas e quais são as suas consequências, económicas, ambientais e sócias.
Os recursos energéticos são todos aqueles recursos que directa ou indirectamente originam ou acumulam energia.
As matérias-primas são os nomes dadas a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer.
Recursos energéticos
Até meados do século XIX, a sociedade humana utilizava ainda pequenas quantidades de energia nos seus gastos.
A forca muscular dos animais e do próprio Homem, associada ao uso da alavanca, da roda e da roldana, eram suficientes para fazer face às necessidades de então. Posteriormente descobriram-se os combustíveis fósseis. Primeiro o carvão, depois o petróleo e finalmente o gás natural. Estas fontes de energia revolucionaram a sociedade. Foi possível ao Homem empregar e consumir grandes quantidades de energia e esta foi considerada sinónimo de progresso. Só mais tarde, em 1973, os países se aperceberam de que estavam a basear o seu desenvolvimento, essencialmente numa fonte de energia não renovável – o petróleo.
Os recursos energéticos são classificados em renováveis e não renováveis.
Recursos energéticos não renováveis
Os recursos energéticos da Terra não são infinitos e, por outro lado diz-se que não são renováveis: a sua formação, no decorrer de uma história geológica, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos.
O aumento da utilização dos recursos energéticos reflecte a evolução técnica (desde a máquina a vapor ao micro circuito), assim como o crescimento da população humana.
:
Os recursos energéticos não renováveis são:
• Petróleo
• O carvão
• Gás natural
• Energia Nuclear
Petróleo
O petróleo é um elemento indispensável à vida moderna. É a partir dele que se produzem os combustíveis que accionam os automóveis, camiões,