os processos de planejamento na construcao das politicas sociais no brasil
O presente trabalho tem como objetivo analisar as Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980 e após fazer uma breve analise compreendendo nestes períodos da história do serviço social as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, a trajetória histórica brasileira, faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço.
Desta forma o objetivo deste trabalho será abordar e trazer uma explanação sobre alguns enfoques que marcaram a trajetória do serviço social e entender de que forma pode-se compreender o comportamento do grupo no período de 1960 a 1980, de acordo com algumas informações disponibilizadas pela psicologia social. Abordar-se-á de forma crítica a posição do Brasil deste período em analise.
As questões levantadas serão abordadas na forma de tópicos. Todas essas questões serão discutidas de acordo com a necessidade de entender o processo histórico do serviço social. Quanto ao embasamento teórico serão utilizados o texto de Potyara Amazoneida P. Pereira “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil, Developmentalist utopies and social policy in Brazil”, entre outros.
Serão feitos uma breve discussão dos tópicos proposto, após analise do texto, o trabalho será desenvolvido de forma clara e objetiva, apresentando dados relevantes para aprimoramento e busca de informações relevantes para aprofundamento sobre o serviço social brasileiro.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Características das Políticas Sociais Brasileiras no Período de 1960 a 1980
As políticas sociais brasileiras sodem ser enfatizadas através da reforma constitucional que aborda os aspectos relevantes da Constituição de 1988, sendo apresentas alguns conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de