Os Princ pios de Contabilidade TRABALHO
No Brasil, com forte tendência para a internacionalização, os princípios estavam organizados em sete Princípios Fundamentais de Contabilidade, de acordo com a resolução CFC Nº 750/93, de 29 de dezembro de 1993, e agora são chamados de Princípios Contábeis, de acordo com a resolução CFC Nº 1282/10, de 28 de maio de 2010, e agora são apenas seis Princípios.
São Princípios de Contabilidade:
Prudência.
Entidade.
Continuidade.
Oportunidade.
Registro pelo valor original.
Competência.
Da atualização monetária; (anulado pela Resolução CFC nº. 1.282/10).
O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
O Princípio da prudência especifica que entre duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Assim, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos outros princípios fundamentais de contabilidade será escolhido à opção que diminui ou acrescenta menos valor ao Patrimônio Líquido.
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a necessidade da diferenciação entre pessoa física e pessoa jurídica, ou seja, o Patrimônio jamais deve ser confundido com aqueles dos seus sócios ou proprietários ou misturar transações de