Os Preconceitos Contra a Mulher na Área Secretarial
NA ÁREA SECRETARIAL
Alisson Garcia* alisson.garcia@hotmail.com Daniele Oliveira* daniele-os@hotmail.com Fernanda Monteiro* frnd.monteiro@gmail.com Jaqueline Gomes* jaqueline.dgomes@hotmail.com Leticia Felipe* lefelipe_94@hotmail.com RESUMO
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o tema preconceito na área secretarial, que é a exposição de profissionais desse segmento a situações humilhantes, vexatórias, com perseguições freqüentes e sistemáticas por longo período de tempo, prejudicando o ambiente de trabalho ou ameaçando a permanência no emprego. O profissional de secretariado executivo vem ocupando espaço cada vez mais evidente no mercado de trabalho e na estrutura organizacional, tanto em virtude da demanda de mercado, quanto das necessidades de dinamismo na administração moderna que demonstra o crescimento da referência deste profissional. Tem buscado em seu campo de trabalho visão e atitude de atuação com excelência cumprindo o seu papel com características próprias. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios para o profissional de secretariado executivo do gênero feminino nas organizações contemporâneas. Palavras-chave: Secretariado. Preconceito. Feminino.
* Estudantes – Secretariado Executivo Bilíngue – Universidade Metodista de São Paulo.
Introdução
O profissional de secretariado executivo evidencia sua importância no mercado de trabalho e estrutura organizacional a cada dia, não só pela demanda do mercado, mas também pela nova dinâmica da administração que necessita de profissionais neste perfil, o qual vem sofrendo mudanças drásticas e significativas, no que se diz respeito às atribuições que cabem a estes profissionais.
Tais mudanças são resultados do avanço da globalização, conforme (CARVALHO E
GRISSON 1998, p.46 apud BARROS, IZIQUIEL, SILVA, 2011, p. 5):
O profissional secretário participante do processo de globalização