Os Povos da Península Ibérica
Introdução 2
As primeiras comunidades 3
Os Iberos e os Celtas 4
Os povos do Mediterrâneo 4
Introdução
Uma península é uma porção de terra rodeada de água por todos os lados, exceto por um. A Península Ibérica é o território formado por Portugal e Espanha. Localiza-se no extremo sudoeste da Europa e tem como limites: o oceano Atlântico, a norte, a oeste e a sul; o mar Mediterrânico, a sul e sudoeste; a cadeia montanhosa dos Pirinéus, a nordeste.
A posição geográfica da Península Ibérica nem sempre favoreceu a comunicação com outras regiões do mundo. No entanto, foi, muitas vezes, local de passagem, permanência e fixação de povos vindos de África, da Ásia e da restante Europa.
Ao longo deste trabalho irei apresentar os povos que habitaram a Península Ibérica assim como as suas principais caraterísticas, a sua influência e os vestígios que deixaram.
As primeiras comunidades
Há muitos, muitos milhares de anos, grupos humanos, vindos provavelmente do Norte de África, fixaram-se na Península Ibérica. Os gelos cobriam grande parte da Península, pelo que o Homem teve de se esforçar para conseguir sobreviver.
O Homem primitivo caçava, pescava e recolhia aquilo que a Natureza lhe dava - folhas, raízes e frutos silvestres; por isso se diz que era caçador-recoletor.
Caçava, não só pequenos animais, como os de grande porte, construindo, para isso, armadilhas e instrumentos de pedra que depois também utilizava para lhes tirar a pele e partir os ossos.
Quando os alimentos escasseavam, o Homem tinha de deslocar-se para outras regiões; por isso diz-se também que era nómada. Vivia ao ar livre ou construía a sua casa com paus, ramos de árvores e peles de animais. Também usava as peles como vestuário.
Durante o inverno, abrigava-se nas cavernas, onde ainda hoje se encontram marcas da sua existência. É o caso das pinturas rupestres, que representam geralmente animais e cenas de caça.
Existem também marcas da presença humana em desenhos