Povos que dominaram a península ibérica
OS IBEROS
Os primeiros povos que chegaram à Península Ibérica julga-se que foram os LÍGURES. Vieram por terra e ocuparam principalmente as zonas montanhosas do norte mas, pouco se sabe sobre eles.
No século XI a.C., já os IBEROS habitavam a Península, a que deram o nome.
Há quem defenda que os Iberos teriam vindo do Norte de África, outros afirmam que eles são naturais da região do rio Ebro.
Os Iberos viviam em povoados, no cimo dos montes, em casas de forma rectangular. Dedicavam-se à pastorícia e à agricultura. Já usavam o arado no cultivo das terras e utilizavam o carro de rodas nos transportes.
Exploravam os minérios e fabricavam, para uso na guerra, sabres encurvados conhecidos por falcatas.
Distinguiram-se no fabrico de estátuas, na ourivesaria e na cerâmica pintada, em cujo fabrico empregavam a roda de oleiro.
Encontram-se vestígios da cultura ibérica em toda a Andaluzia e no Algarve.
A sua religião era politeísta. Adoravam vários deuses que, em geral, simbolizavam as forças da Natureza.
Estavam organizados em pequenos estados e já utilizavam a escrita.
OS CELTAS
Vindos do Centro da Europa, os CELTAS invadem a Península Ibérica por volta do século VI a.C. e ocupam a zona noroeste.
Exerceram grande influência sobre as populações locais, acabando por se caldear com elas. Misturados com os Iberos deram origem aos CELTIBEROS.
Constroem os castros, que eram povoações rodeadas de muros de pedra solta situadas no cimo dos montes, para se defenderem do inimigo. As casas circulares, feitas de pedra, eram cobertas de giestas ou de colmo.
Os celtas traziam consigo as últimas modalidades da cultura da Idade do Ferro, que difundem entre nós. Aperfeiçoam a metalúrgica do ferro fabricando adornos e armas, em especial punhais e instrumentos agrícolas, como o arado, a grade e a gadanha. Inventaram o carro com um eixo, girando com as rodas maciças.
Cultivavam o trigo para fabricarem o pão, a cevada para fazerem