Geografia
A Península Ibérica, ao longo dos tempos, já foi chamada de vários nomes enquanto era governada por povos distintos. Entre eles, destacam-se os nomes Ibéria e Hispania. Ibéria foi o nome grego dado à península Ibérica. Já Hispana era o nome romano da península.
A região, depois do período histórico denominado Reconquista, foi se transformando e os muçulmanos foram expulsos. Portugal como estado surge em 1139 e confirmado pelo Papa Alexandre III pela emissão da Bula Manifestis Probatum. Com o casamento em 1492 entre Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, surge a Espanha. Nesse caso surge a Península dos países Ibéricos, Portugal e Espanha.
A Península Ibérica sempre foi um território de passagem, por ali transitaram fenícios, gregos e cartagineses, que aportavam em Cádiz, quando navegavam em busca das minas de estanho da Europa Setentrional. A primeira fixação humana, na região, foi de origem celta. No século I A.C., penetraram os romanos, que criaram as bases da atual civilização ibérica, a língua latina - raiz do português e do castelhano - e, depois, a religião católica até hoje dominante na área. No século VIII, teve início à longa dominação árabe, que, ao longo de 700 anos, marcou profundamente a cultura ibérica. Os dois países que compõem a Península - Portugal e Espanha - nasceram durante a Guerra da Reconquista, iniciada no século X e completada no século XV, com a expulsão definitiva dos muçulmanos. O primeiro grande momento histórico desses países ocorreu, a partir dos