os poderosos globais
Sem fronteiras em um ambiente multicanal Muito além dos canais tradicionais
A integração na era da experiência do consumo Ir além da prateleira é um pensamento que já deve estar nas estratégias básicas de toda a cadeia varejista ao redor do mundo. As novas tecnologias e ferramentas de comunicação não permitem mais o comportamento isolado, pelo qual o consumidor, até poucos anos atrás, não tinha ao seu alcance a gama de opções que ele possui atualmente a partir do seu aparelho eletrônico móvel (celular, tablet, notebook).
Esta é a principal conclusão presente na 16ª edição do estudo anual “Os Poderosos do Varejo Global”, desenvolvido pela Deloitte em parceria com a STORE Media.
Uma abordagem que integre todas as plataformas de venda, proporcionando ao consumidor a mesma experiência em cada momento de interação com a marca do varejista, é uma estratégia que deve priorizar o investimento em tecnologias e nas pessoas que vão executar o novo modelo de operação.
2
A tecnologia não supre totalmente o papel do atendimento pessoal, mas ela é um apoio fundamental à aproximação com o consumidor, oferecendo, por exemplo, informações sobre os seus hábitos de compras. Nesse caminho, a fidelização passa a ser um desafio ainda mais essencial em um campo de batalha no qual a loja física, a internet e os dispositivos móveis precisam conversar e, acima de tudo, traduzir as necessidades que o consumidor busca.
Na ruptura ocasionada pelas novas tecnologias, impulsionadas praticamente pela internet e pela evolução na qualidade das conexões virtuais, aparecem novos sinais que demandam especial atenção ao varejo. Neste contexto, a internet pode ser classificada como o melhor ambiente para a propagação de nichos de consumo. Nela reside o conjunto de informações que vai satisfazer o anseio de um consumidor que busca algo específico – de alimentos orgânicos a equipamentos diferenciados para suas bicicletas.