A globalização
- A globalização é um fenómeno que tem início por volta dos anos 60/70 do século XX e que se deve fundamentalmente ao desenvolvimento científico e tecnológico (TV, computadores, telemóvel, internet, satélites, melhores transportes, GPS, etc.), facto que passou a permitir melhores comunicações, transações, negócios, maior circulação de pessoas, bens, serviços, conhecimentos, informação, etc.
- Assim, podemos dizer que a globalização resulta de um sistema global de comunicações em expansão desde os anos 1960-70.
- A globalização é fruto da intensificação e aperfeiçoamento de fluxos, ou circulação, de produção, de informação, de consumo, de conhecimentos, de imagens e ideias, de cultura, de bens materiais, etc.
- Ela diz respeito também ao encurtamento das noções de tempo e distância, tornando tarefas complicadas em situações simples.
- Nas palavras de Edgar Morin, "o mundo torna-se cada vez mais um todo. Cada parte do mundo faz cada vez mais parte do mundo e o mundo, enquanto um todo, está cada vez mais presente em cada uma das suas partes". Assim, a globalização deveria servir para ajudar a combater os grandes males da humanidade, como a miséria, a fome, a pobreza, a guerra, a destruição do ambiente, etc., mas será que é isso que tem acontecido? Hoje, ainda segundo o mesmo autor, "cada indivíduo recebe em si ou consome informações e substâncias de todo o universo" (por exemplo, vestuário, música, cinema, gastronomia, imagens, ideias, religiôes, etc.).
- Assim, vivemos hoje numa era à escala planetária, porque na actualidade há uma enorme facilidade de circulação de bens, serviços, capitais, mentalidades e pessoas no planeta.
- Quer dizer que, como afirma Marshall McLuhan, vivemos presentemente naquilo que se pode chamar uma espécie de "Aldeia Global", pois tudo se sabe rapidamente, tudo está mais perto, tudo se