OS PILARES DO AJUSTAMENTO: A AUTO-ESTIMA
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Argumento central: OS PILARES DO AJUSTAMENTO: A AUTO-ESTIMA
Páginas
Síntese da ideia desenvolvida pelo autor ou reprodução de algum texto
Comentários, análises, dúvidas
1 a 11
11 a 21
21 a 28
28 a 31
31 a 39
A ideia principal aborda sobre o desafio que é viver nos dias atuais. Estimulos constantes e muitas vezes involuntários são desafios que exigem de nós uma frequente disposição frente a advercidade das mais variadas circunstâncias da vida.
A autosuperação à essas advercidades da vida está diretamente relacionada a autovalorização de si mesmo, sendo esta a base para construção da auto-estima.
Contudo, o cenário de uma era revolucionária, traz muitos questionamentos que geram desgaste e apreensão nas pessoas por, na maioria das vezes, não terem a habilidade necessária para que se possa reconhecer pontos fortes e limitações.
Atribuir-se valor não seria uma tarefa simples. Assim, aqueles que melhor e mais adequadamente se conhecem e se valorizam são indivíduos mais amadurecidos e estáveis no aspecto emocional. São pessoas que possuem predisposição para se aceitar como realmente são.
A auto-estima é composta por dois elementos importantes que são a auto-eficácia (crença de que você pode atingir aquilo que programou para si, sentimento de que se domina algo) e o auto-respeito ( sentimento profundo com relação ao próprio valor). Com base neste conceito, cada indivíduo deve adotar padrões fidedignos de autovalorização, diferentemente daqueles que se avaliam segundo autos padrões de valorização não realistas, resultando em falsa auto-estima elevada.
Com base nesses parâmetros, o principal padrão de medida da auto-estima tem que ser o próprio indivíduo com suas características pessoais. Caso esse