Texto Yasbek
Para Yazbek o significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade.
2. O que a autora quer dizer quando afirma que há um “desencontro entre as intensões da profissão e o trabalho efetivamente realizado”?
A autora quer dizer que as limitações da profissão impedem o empregado de agir de acordo como ele deseja. Há uma diferença entre o que a profissão propõe e a realidade social
3. Como a autora explica “as implicações politicas do exercício profissional”?
Explica que produz desigualdade para aumentar as riquezas de alguns.
4. Quais são as dimensões “objetivas” e “ subjetivas “ que compõem a profissão segundo Yazbek?
Objetivas: no sentido de considerar os determinantes sócios históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas. Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado de seu trabalho e a direção social que imprime seu fazer profissional.
5. O que é questão social e qual a sua relação com o serviço social?
Questão social é uma expressão das desigualdades sociais. É a consciência das classes sociais de que há desigualdade. Ela se expressa através da pobreza, violência, preconceito de diferentes formas. Sua relação com o Serviço Social aconteceu com o nascimento da industrialização, onde acabou havendo uma desigualdade social que fez surgir o Serviço Social.
6. Descreva brevemente o contexto sócio histórico do período em que o Serviço Social foi implantado no Brasil.
Os trabalhadores vão as cidades para trabalhar nas indústrias e junto com isso vem a urbanização. Os trabalhadores que vem da Europa já trazem a ‘solução’ ou a ideia de se organizar. No Brasil o Serviço Social surgiu no final da década de 1930.
7. Qual o papel da igreja católica na instalação do Serviço Social no Brasil?
A igreja sempre teve um papel muito importante, pois ela tinha o poder sobre o Estado. Ela foi responsável pela formação dos