Os Partidos de Massa
Matrícula 14/0160892
Introdução à Ciência Política
O Partido de Massa Para entender o conceito de 'partido de massa', precisamos primeiro entender o conceito mais abrangente de 'partido político'. Embora muito novos – os primeiros partidos historicamente reconhecidos como tal surgiram com o Reform Act de 1832, na Inglaterra, há pouco menos de duzentos anos – os partidos políticos exercem tremenda influência sobre a vida de todos os cidadôes do país, especialmente no Brasil, onde existem 32 partidos diferentes registrados no TSE lutando pelo poder.
Um partido político se caracteriza como “uma associação que visa a um fim deliberado, seja ele objetivo, como a realização de um plano com intuitos materiais ou ideais, pessoal, isso é, destinado a obter benefícios, poder, e consequentemente, glória para os chefes e sequazes, ou então voltado para todos esses objetivos conjuntamente”, nas palavras de Weber. Esse definição geral é necessária para tentar descrever um fenômeno que, por possuir uma natureza fundamentalmente social, nunca se repete de forma exata. O que separa um partido político de qualquer chefe tribal ou outra forma primitiva de líder político é o nivel de integridade estrutural e complexidade interna do sistema político no qual estão inseridos, e pelo caráter democrático dos partidos, que tem como base a representação do povo na gestão da polítca.
Os primeiros partidos a surgir foram, historicamente, os 'partidos dos notáveis', caracterizados por seu escopo menor e pelo uso de figuras de influência política ou econômica (os chamados 'notáveis') para a obtenção de votos e poder político. O rápido crescimento das classes operárias, porém, levou à gradual evolução destes grupos no cenário político através do surgimento de partidos políticos de ideologia socialista, que procuravam promover as necessidades e reinvidicações dessa classe social. Esses partidos, chamados de 'partidos aparelhados', procuravam educar social-