Acordo de Oslo
Atualidades
Arujá, 06 de novembro de 2013
Colégio Sion Arujá
Acordo de Oslo – 20 anos
Professor Claudio
Ana Luiza Rama, 01
Erika Yamada Isobata, 03
Karolina Cassanho Silva, 15
Arujá, 06 de novembro de 2013
O Acordo de Oslo foi assinado em 13 de setembro de 1993 por Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel e o líder palestino Yasser Arafat, sendo mediado pelo presidente dos EUA, Bill Clinton. O acordo foi negociado secretamente na Noruega durante vários meses entre representantes israelenses e palestinos e tinha como objetivo a paz no Oriente Médio.
O Conflito
O conflito entre Israel e Palestina tem origem há muitos anos antes de cristo. O povo judaico ocupou a região atualmente conhecida como Israel até a invasão do Império Romano em 135 d.C., que expulsaram os judeus de seu território. Durante essa dispersão do povo judeu, que ficou conhecida como diáspora, essa região foi habitada por séculos pelos palestinos, estes sendo da religião mulçumana e tendo como língua oficial o árabe.
Já no século XIX, após a segunda guerra mundial, o movimento sionista dos judeus que visava à volta a sua terra santa se concretizou. O povo judaico havia passado até então pelo holocausto e se encontravam sem um Estado até 1947, quando a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) cria o Estado de Israel.
A declaração de um Estado levou ao estopim das guerras que vão se perpetuaram até a atualidade entre Israel e Palestina. Esse conflito é de cunho territorial e religioso. Um ponto delicado a ser discutido é a divisão de Jerusalém, considerada terra santa por três religiões e indivisível.
Obstáculos para acordo de paz
Jerusalém
Israel conquistou Jerusalém Oriental e a Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Tradicionalmente afirma que Jerusalém é sua capital eterna e indivisível. Os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade como capital de seu