Os paradigmas da gestão de projetos
O objetivo não é levar uma nova verdade sobre gestão de projetos e sim propor reflexões sobre determinados temas através de uma ótica pouco comum nos dias de hoje. Os conceitos inseridos pelos guias, frameworks e metodologias são suficientes para abranger e atender todas as necessidades do dia-a-dia de projetos, seja ele de qualquer segmento ou categoria. No entanto, devido a dinâmica desta disciplina, as abordagens e estratégias utilizadas podem estar desatualizadas mesmo com conceitos tão atuais. O objetivo portanto é buscar novas abordagens para uma necessidade frequente de adapatação atendendo a realidade de projetos.
Caso algum tema aqui sugerido seja "derrubado" por nossas reflexões, isso demonstra que aceitamos a proposta tradicional por que compreendemos esta proposta a partir da reflexão, e não por que fomos obrigados a aceitá-la.
Percebam que a partir da compreensão poderemos utilizar a mesma proposta que já usávamos, porém com muito mais certeza de sua eficácia.
"Refletir nos leva a dois caminhos: à uma nova percepção ou à uma percepção nova."
Percebemos também que muitas abordagens não se aplicam a uma minoria de projetos, cuja categoria os impede de aproveitar na prática os benefícios destas abordagens que na maioria dos projetos se enquadram muito bem.
Este espaço também nos permitirá trocar experiências nem sempre de sucesso para buscar a melhor aplicação destas abordagens, principalmente em projetos especias que já demonstraram a impossibilidade de aplicação. Como exemplo a dificuldade de gestão de mudanças em projetos de governo quando o orçamento é limitado sem condições de alterações. Outro exemplo seria a aplicação de modelos ágeis em projetos que não são de software e por aí vai.
A todos uma excelente leitura.
- Os erros no melindre com a palavra Auditoria.
- As influências dos fatores que desviam os rumos de projetos.
- A eficácia da verdadeira gestão de riscos.
-