Introdução a Engenharia
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 1º PERÍODO
A NOVA GESTÃO PÚBLICA COMO INDUTORA DAS ATIVIDADES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
Conselheiro Lafaiete - 2013
FACULDADE SANTA RITA - FASAR
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 1º PERÍODO
A NOVA GESTÃO PÚBLICA COMO INDUTORA DAS ATIVIDADES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
ALUNOS: Amanda Rocha; Andiarley Calazans; Caio Fernandes; Douglas Wallisson; Érica Fabrícia; Marcelo Santos; Mariele Martins; Thiago Maciel; Wesley de Paula.
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Introdução a Engenharia do curso de Engenharia de produção, da Universidade Santa Rita ministrado pela professora e orientadora Elisa Cristina Gonçalves Tavares.
Conselheiro Lafaiete - 2013
RESUMO
O propósito deste trabalho é o de mostrar como a Nova Gestão Pública, ao incorporar ferramentas e pontos de vista, oriundos da iniciativa privada, abre espaço para maior atuação dos Engenheiros de Produção. Vários teóricos estruturam a evolução da gestão pública em três grandes fases, que correspondem aos paradigmas da administração pública vigentes em cada época: patrimonialista, burocrático e gerencial. Os Estados-nação do início da Idade Moderna se constituíam numa forma primitiva de administração, cujos esforços eram, basicamente, o de administrar e assegurar a posse dos bens existentes sob os domínios territoriais. Dessa forma, esse modelo de administração pública foi chamado de modelo patrimonialista e seus objetivos principais eram garantir a ordem do território e do patrimônio, valendo-se de meios militares. O modelo burocrático surgiu como resposta a pressões populares como forma de proteger os bens do Estado, que se acumulavam com o passar do tempo, da gana de seus governantes. Além disso, era preciso dotar o Estado de uma estrutura capaz de combater a corrupção, o clientelismo e o