Inovações technologicas
1. INTRODUÇÃO
O avanço tecnológico das últimas décadas mostra que o ser humano entrou por um caminho sem volta, cada vez mais dependente e de uma busca incessante por evolução e rápida superação de desafios crescentes de incertezas e de mudanças. Porém, paralelamente à celeridade e à competitividade desse contexto, as empresas precisam buscar novos modelos de organização que possibilitem seu desenvolvimento sustentável e que ao mesmo tempo considerem seus valores e cresças, sua identidade.
Nesse contexto, assume papel importante a discussão do conhecimento, da humanidade associada a esse valor e como a sua utilização pode ser decisiva para as organizações na geração de seus produtos e serviços competitivos. A habilidade para fazer gerar o conhecimento pode ser um fator decisivo para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.
Ideias podem se tornar produtos que podem ser lançados no mercado, mas somente com planejamento estratégico de seus processos internos e Pesquisa & Desenvolvimento consolidados é que uma empresa pode ter um diferencial competitivo, e isto é o que chamamos de inovação.
A ligação entre estratégias e desenvolvimento é essencial para que a inovação não fique somente na intenção. Trata-se de uma ligação bidirecional. O início da inovação tanto pode ser uma visão de futuro, em que hipóteses evoluem para objetivos e metas, alinhados com um conjunto de desenvolvimentos, que são implementados e, finalmente, transformados em produtos/soluções; como um problema identificado por um cliente, que aciona o processo de desenvolvimento. Logo, posto que não há somente um caminho para a inovação, mas vários, a intenção dessa disciplina é proporcionar estrutura, conceitos, abordagens e métodos para trilhar tais caminhos.
Primeiramente tem-se a identificação de oportunidades; entretanto, para viabilizar a sua realização, são necessárias as competências. Essa combinação sinérgica é que proporcionará uma