os negros nas artes plásticas
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ/CERES
CURSO DE PEDAGOGIA
DOCENTE: MARIA DE FÁTIMA GARCIA
DISCIPLINA: ÉTICO-RACIAL
DISCENTE: GRACILENE GARCIA BATISTA
PESQUISA
INTRODUÇÃO:
A elaboração da Constituição Federal de 1988 possibilitou uma maior abertura para discussões mais profundas no que se refere aos discursos sobre igualdade social, e principalmente no tocante aos desdobramentos para eficácia da educação brasileira.
Muito se discute sobre a igualdade de raça, cor, e sobre os direitos a uma educação de qualidade para todos, no entanto, muito ainda falta ser aprimorado. Tendo em vista estas discussões, visamos abordar neste trabalho questões relacionadas ao preconceito racial o qual a população negra sofre ao longo dos séculos em detrimento do período de escravidão. Por meio do resgate da presença do negro nas artes, percebemos como estes são facilmente esquecidos ao passar do tempo.
O trabalho de pesquisa sobre o papel do negro nas artes tem uma importância fundamental no espaço escolar, uma vez que permitirá às crianças um conhecimento desse trabalho e dos seus autores, seguido de uma elaboração de releitura poética das obras. Muito mais do que isso, esse trabalho de resgate, levará às crianças a um encontro com a origem, cultura, estrutura social e costumes de um povo.
Com a promulgação da Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira, fica mais assegurado realizar um trabalho que dignifique toda uma trajetória de sofrimento vivido pela população negra.
Pesquisar e discutir no espaço escolar sobre o papel do negro nas artes é uma maneira de transformar aos poucos e de forma consciente do ponto de vista do conhecimento, a estrutura cognitiva das crianças que ocupam o espaço escolar, e que amanhã estarão exercendo sua cidadania. Sendo um forte recurso metodológico para ampliar as