Leitura de telas sobre os negros
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
ARTE, CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
ATIVIDADE 2
NOME: Ana Claudia Vila Nova Pelisson _ATD2
Jorge Coli (2012)
Professor historiador da Arte Jorge Coli: “A questão do realismo e intenções brasileiras na arte do século XX”. Em relação à palestra do professor Jorge Coli falando do olhar a partir da realidade e da idealização, entendi que o realismo é algo que retrata o nosso dia -a- dia, os costumes os problemas da vida. O artista procura passar não mais o belo o romântico o perfeito de outros tempos, mas os fatos os acontecimentos registrando o cotidiano o real. E o idealismo são obras que surgi da imaginação da fantasia do querer mais não ter. É como Coli disse “é só fechar os olhos” e assim dar asas a imaginação, ou seja, não é algo baseado no real no concreto você só deseja .
Uma citação de Jorge Coli que me chamou a atenção foi: “Somos frutos das três raças”.
Ele se referiu aos negros, portugueses e índios realmente somos descendentes desta mistura que envolve cultura, religião, costumes onde através dos tempos cada um manteve sua origem. Os negros também preservaram suas origens, que foram passando de geração a geração. Jorge Coli nos mostra que os artistas brasileiros não tem elementos de observação que retratam os negros na sua realidade, algumas pinturas brasileiras retratam os negros de forma imaginária. Apenas artistas estrangeiros pintaram os negros, através da observação.
Somos frutos de diversas raças (índios, alemães, italianos, japoneses, etc...) inclusive de negros. De lá pra cá outros grupos foram se formando.
Larissa Peixoto (2013)
Uma citação de Larissa Peixoto (2013) que explica a concepção de “olhar caricato” sobre o negro na pintura brasileira que me chamou a atenção foi “ ...o desfiguramento dos olhos, boca e pescoço são indicativos do silêncio imposto sobre a mulher negra enquanto vítima de violência física, psicológica e emocional (Imagem