OS MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE PREVISÃO NA ENGENHARIA
Resumo
O presente artigo tem como tema os métodos de controle estatísticos utilizados na engenharia e trata de apresentar os três métodos estatísticos mais usados na Engenharia. O objetivo é mostrar como a análise estatística está presente como ferramenta de controle de produção, por exemplo. Foram utilizados livros, artigos e sites para pesquisa. Concluiu-se que os métodos estatísticos são de suma importância no âmbito do controle, medição e análise em engenharia.
Palavras chave: Métodos estatísticos. Engenharia. Média móvel. Exponencial. Regressão linear.
1. Introdução:
A engenharia exige grande eficiência e precisão dentro de um mercado global, de modo que as informações obtidas precisam estar baseadas em indicadores que garantam resultados confiáveis. Apresentaremos ferramentas que servem de suporte para diversas atividades desenvolvidas neste mercado, modelos que possibilitam descrever uma situação ampla e obter dela uma determinada conclusão que permita uma aplicação baseada nestes modelos. Estes métodos serão apresentados seguidos de exemplos que demonstram uma melhor ideia de como e onde eles podem ser aplicados, mostrando indicadores que auxiliam no planejamento e sugerindo um método mais adequado, comparado aos outros aqui relacionados.
2. Média Móvel Simples
A média móvel simples ou aritmética (MMA) faz parte de um grupo de indicadores chamados seguidores de tendências. Ela é usada para analisar dados em um intervalo de tempo e segundo Levine et al, “ consiste em uma série de médias aritméticas calculadas ao longo do tempo, de tal modo que cada média aritmética seja calculada para uma sequencia de L valores observados”.
Utilizamos a fórmula abaixo para realização do calculo:
MMA = P1 +P2+P3+...+Pn L
Para fins de ilustração, suponha que é desejado calcular a média móvel para 5 anos a partir do exemplo abaixo:
Os dados a