carga elétrica e potencial elétrico
. Introdução: Foram realizados dois experimentos em sala de aula a fim de determinar a carga elétrica e o potencial elétrico, respectivamente. No primeiro, utilizamos o aparelho de Van der Graaf , no qual é eletrizado através do atrito entre as correias ligadas a sua esfera, para o carregamento de objetos metálicos e o descarregamento deste em um eletroscópio. No segundo, usamos uma cuba com água e sal e dois eletrodos imersos para medir as linhas equipotenciais com a ajuda de uma ponteira ligada a um multímetro.
. Procedimentos:
I) O aparelho de Van der Graaff é ligado até que seja totalmente carregado. É possível visualizar algumas faíscas quando se aproxima um objeto metálico devido à diferença de potencial entre os dois, uma vez que o objeto está inicialmente neutro e o aparelho carregado. Quando o objeto de metal é carregado por um cabo ligado diretamente ao Van der Graaf, ocorre uma transferência de carga e este passa a ter a mesma carga que o aparelho, podendo ser verificado a partir do eletroscópio. O eletroscópio indica a presença de cargas quando suas folhas de alumínio se separam, devido as cargas iguais depositada, fazendo se repelirem.
II) Colocamos a cuba eletrolítica sobre um papel milimetrado e fixamos os eletrodos (redondos) em suas laterais. Logo em seguida ligamos os eletrodos à uma tensão de 2 volts. No primeiro teste, procuramos com a ponteira as linhas equipotenciais e coordenamos através de pontos seguindo a marcação no papel. Com a ligação dos pontos encontrados, são feitas as linhas equipotenciais. No segundo teste também é feito isso, porém com um eletrodo cilíndrico oco no meio da cuba, onde o campo elétrico é formado