os movimentos sociais no brasil nos séculos XIX E xx
Segundo, Norberto Bbobio os movimentos sociais se refere à ações coletivas de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate público, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto, específicos permeados por tensões sociais.
Os movimentos sociais regulamentados por leis:
• Os movimentos dos trabalhadores rurais sem terras (MST) é um movimento social assegurado pelo Art. 3º da Constituição Federal, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: 1º Construir uma sociedade livre justa e solidária; 2º Garantir o desenvolvimento nacional; 3º Erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais; 4º Promover o bem de todos sem preconceito de origem, raça, sexo,coir, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
O MST, é um movimento social brasileiro de inspiração Marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil, e teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente na década de 1972, a qual priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas com objetivos de exportação de excedentes populacionais e integração estratégicas contrariamente a este modelo, o MST declara buscar a redistribuição das terras improdutivas.
Uma das atividades do grupo consistia na ocupação de terras improdutivas como forma de pressão pela reforma agrária, mas, também há reivindicação quanto a empréstimos e ajuda para que realmente possam produzir nessas terras. Para o MST, é muito importante que as famílias possam ter escolas próximas aos assentamentos, de maneira que as crianças não precisem se deslocar até a cidade e desta forma fixar as famílias no campo.
A organização não tem registro legal por ser um movimento social e, portanto, não é obrigado a prestar contas a