TCC TRABALHO
A estratégia de construção de uma marca global está relacionada com o processo de globalização e com certa homogeneização dos gostos em diferentes lugares do mundo, com um produto desenvolvido para vários países e ganhos de escala. Uma marca global cria benefícios competitivos pela própria imagem e credibilidade percebida pelos clientes em relação a uma marca global. (AAKER, 1998).
Portanto, para entrar em mercados estrangeiros com marcas fortes, deve-se trabalhar a identidade de forma que os seus elementos centrais não se alterem significativamente de um mercado para outro, pois ela tem de ser única. Daí a importância de um planejamento de marketing consistente para o processo de internacionalização.
Fica evidente que a decisão da Alpargatas do modo de entrada em um mercado estrangeiro foi muito complexa e exigiu um planejamento definido, pois seus efeitos poderiam influenciar diretamente outras decisões, como aquelas relacionadas com o produto, preço e posicionamento (KOTABE; HELSEN, 2000).
Em 2007, começou uma importante fase da expansão internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua bandeira nos EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi à vez da Europa, que ganhou sede em Madri – citar fonte!!!!!!!!!!!!!..
Símbolo do alto-astral brasileiro em qualquer parte do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta. Partindo do pressuposto de que o sucesso da internacionalização de uma marca depende da sua força, o caso da Alpargatas é explorado neste estudo, tendo em vista o trabalho de reposicionamento feito com as marcas Havaianas para o início da sua atuação internacional. – citar fonte!!!!!!!!!!!!!..
Hoje a marca está presente em mais de 150 mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece produtos que vão muito além das clássicas sandálias.