Os motivos que levam as pequenas empresas à morte
-Resenha O texto traça um perfil das pequenas empresas, mostrando os motivos, externos e internos, que as levam a morte prematura. O texto é direto, enumerando vários motivos pelos quais as pequenas empresas passam por dificuldades, como concorrência com empresas grandes, falta de pessoal especializado, imperícia do proprietário, etc. Infelizmente o texto só se propõe a expor o problema, não caracterizando nenhum tipo de solução ou sugestão para ajudar tais empresas. Mesmo o titulo só propondo ver os motivos, soluções seriam bem-vindas.
-Ideias centrais As ideias centrais do texto, como próprio titulo propõe, é ditar os motivos que levam as pequenas empresas a fecharem suas portas. Motivos estes internos e externos qual são na maioria das vezes a causa da ruína dessas empresas.
-Resumo
O autor começa desmistificando a máxima que “O que é grande é melhor”, que leva muitos a pensar que empresas grandes são mais eficazes e melhores que empresas menores. E Mostra que o motivo da morte das pequenas empresas está em fatores externos e interno da própria. Fatores externos como: “Efeito sanduiche”, que é comprar e vender para empresas grandes e não conseguir acompanhar o passo delas, tratamento tributário indiferenciado para vários tipos de empresas diferentes em origem, tamanho ou ramo de atuação, baixo volume de crédito disponível e a grande atratividade que as grandes empresas exercem no mercado de trabalho. Fatores internos como: Baixa capacidade de adaptação em momentos de crise ambiente, a ligação muito estreita entre empresa e empresário, onde o capital da empresa e do dono se misturam, os poucos recursos financeiros das pequenas empresas, a baixa qualidade de mão de obra especializada. Juntando a isso a falta de habilidades do proprietário, muitas vezes sem aptidão para gestor de uma empresa.
-palavras-chave
Eficácia, motivos externos, motivos internos, efeito sanduiche, crédito, mercado, mão