Os minerais
Parte superior do formulário
Enfermagem - Nutrição - 3° Semestre -
Curso – Enfermagem
Vitória Da Conquista – Ba
03-04-2011
Minerais
Os Minerais são uma grande classe de micronutrientes, sendo em sua maioria considerados essências. São tradicionalmente divididos em macrominerais (elementos de volume) e microminerais (elementos-traço) que são os necessários em pequenas quantidades diárias (miligramas ou microgramas), para manutenção da normalidade metabólica das células.
Funções
Os elementos minerais têm muitos papeis essenciais como:
•Regulam as atividades de muitas enzimas;
•Mantém o equilíbrio ácido-base e a pressão osmótica;
•Facilitam a transferrina, pela membrana, de nutrientes essenciais e outras molécula;
•Mantém a irritabilidade nervosa e muscular.
Macrominerais
São essências para os seres humanos adultos em quantidade de 100 mg/dia ou mais, são: Cálcio, Fósforo (fosfatos), Magnésio, Enxofre (sulfato), Sódio, Cloro e Potássio. Com Exceção do enxofre, estes minerais são encontrados tipicamente no estado iônico como componentes inorgânicos no corpo.
1. Cálcio
E mineral mais abundante do organismo, constitui cerca 1,5 a 2% do peso corporal e 39% dos minerais do corpo humano. Aproximadamente 99% do cálcio esta presente nos ossos e dentes, (por isso a importância do cálcio na alimentação da criança, para a formação óssea e dos dentes). O 1% restante do cálcio esta presente no sangue e fluido extras celulares e dentro das células de todos os tecidos, o qual regula varias funções importantes.
Funções
A ingestão adequada é necessária para permitir ganhos ótimos na massa e densidade ósseas nos anos pré-puberais e da adolescência.
Quantidades adicionais de cálcio são recomendadas para atender as necessidades da gravidez e lactação. Construção e manutenção de ossos e dentes.
Influencia as funções de transporte das membranas celulares.
O cálcio ionizado inicia a formação de um coagulo