os materiais
“Toda matéria é constituída de átomos.”
O que são os átomos?
“Átomos são estruturas minúsculas e imperceptíveis que conservam as características básicas do material que constitui”
A estrutura do átomo
O modelo atômico de Dalton:
O átomo é uma partícula indivisível, imutável e maciça. Teoria adotada até o fim do século XIX.
O modelo atômico de Ernest Rutherford (1871-1937) e Niels Bohr (1885-1962):
O átomo tem duas regiões: Núcleo – compacto e denso. Nele se encontram os prótons (partículas de carga elétrica positiva) e os nêutrons que por sua vez possuem carga elétrica nula;
Eletrosfera – elétrons giram ao redor do núcleo formando órbitas. Tais órbitas são denominadas camadas eletrônicas.
Algumas considerações sobre os átomos
Número atômico (Z): Todos os átomos de um mesmo elemento possuem o mesmo número de prótons. Ex. Na possui 11 prótons em seu núcleo. Assim Z= 11.
Elétrons e eletrosfera: Os elétrons são partículas que possuem carga elétrica negativa. Na eletrosfera existem as camadas eletrônicas nas quais esses elétrons estão distribuídos. O número máximo de camadas é sete. Cada uma representada por uma letra maiúscula: K, L, M, N, O, P, Q. Cada camada possui uma quantidade de elétrons. Observe:
A tabela periódica é um “catalogo” que registra as substâncias conhecidas pelo homem. Os elementos da tabela periódica são classificados de acordo com suas respectivas cores. As classificações são as seguintes: Elementos de cor verde são metais, os amarelos são os não-metais, os azuis são gases nobres e o rosa é o Hidrogênio. Cada elemento possui um símbolo, possui um número atômico “Z” (que representa a quantidade de prótons presentes no núcleo do átomo), massa atômica e distribuição eletrônica.